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Alimentação para turbinar o tratamento dos cabelos

Para ter aquele cabelo babadeiro, não basta apenas usar produtinhos poderosos para os nossos fios crespos e cacheados!  Você sabia que se alimentar melhor no seu dia a dia pode fazer T-O-D-A a diferença na saúde dos fios?  A equação perfeita para uma cabeleira linda e saudável é unir uma alimentação equilibrada com um super tratamento rico em nutrientes naturais. E para ajudar nesta missão, batemos um papo com a nutricionista Fernanda Rezende, que participou do processo de criação da nova linha maravilinda Minha Fórmula.

Qual a importância de se alimentar bem para a saúde dos nossos cabelos?

É fundamental ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada. É o acumulo desses nutrientes que vai garantir a saúde do fio de dentro para fora. Por isso que dizemos que a alimentação tem que ser variada e ter todos os grupos de alimentos. É preciso ter vitamina, proteína, minerais, gorduras do bem e carboidratos do bem. Por isso que temos que investir em uma alimentação colorida e rica em vitaminas A e C, ferro e zinco, por exemplo, todos super importantes para o cabelo.

Qual a função da água para a saúde do cabelo?

Muito importante, já que 70% do nosso corpo é formado por água e grande parte dela está na fibra capilar. Então, a gente precisa estar hidratado para o nosso cabelo também estar hidratado, ter brilho e uma saúde melhor. E não podemos esperar sentir a sede, porque ela já é o primeiro sinal de desidratação. Temos que beber, em média, cerca de 8 a 10 copos por dia de água! Se a pessoa tem dificuldade de se hidratar com água, pode acrescentar uma rodela de limão ou de laranja ou até canela, para poder se adaptar a esta ingestão ao longo do dia. E nunca substituir a água por suco. Ele também é importante, mas durante um lanche, por exemplo.

Qual alimento que não pode faltar na alimentação das crespas e cacheadas?

As boas fontes de gordura, como o azeite, o abacate e as oleaginosas (castanhas, nozes e macadâmia), que vão garantir a integridade desse fio, que tem uma característica mais ressecada. Aliado a uma alimentação rica em vitaminas e minerais, como as frutas e as verduras. Mas é importante ter aquela variedade de alimentos! Não adianta comer apenas esses grupos. Tem que investir em proteína animal (carne, leite, frango, ovos, peixe), e vegetal (como a quinoa e o amaranto). E também nas fontes de bons carboidratos integrais, que encontramos nos cereais integrais e na tapioca com chia ou com linhaça, por exemplo.

E para finalizar receitinhas e dicas simples e práticas para turbinar a alimentação:

  • Suco verde com melão, abacaxi ou maçã, adicionar limão, e colocar um suco de couve ou de espinafre;
  • Suco de frutas vermelhas ou de abacaxi com hortelã;
  • Invista sempre em sucos feitos da fruta e sempre adicione gengibre, que é um potente anti-inflamatório e é bem interessante para a saúde dos cabelos;
  • Exemplos de lanchinhos saudáveis: sanduíches de pães integrais com queijo, ovo ou uma pastinha de frango, a adicionando folhosos, como alface, além de tomate, pepino – um excelente alimento.

 

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