#BelezaQueInspira, Mais Lidas
859 0

#BelezaQueInspira: na estreia da série, conheça a Coronel da Polícia Militar Helena dos Santos Reis

Primeira mulher a assumir a Casa Militar de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil conta sua história de sucesso

Queremos inspirar todas vocês, levando muitas histórias de superação! Para estrear nossa série #belezaqueinspira, vamos contar a trajetória da nossa amiga e cliente, a Coronel da Polícia Militar Helena dos Santos Reis, primeira mulher a assumir a Casa Militar de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Uma mulher que, com seu exemplo de empoderamento, tem inspirado muito por aí!

“Faço muitas palestras e percebo que há necessidade, sim, de você elevar a autoestima da mulher. Eu falo muito sobre cuidar das meninas negras, de passar para elas esse sentido de igualdade, de que elas são lindas como são. Porque a mulher tem que ter toda a liberdade para ser do jeito que ela quiser. O importante é que nada seja imposto e que ela sinta que pode usar seu cabelo natural ou coisas do gênero no trabalho ou onde quiser, sem sentir que não é aceita”, explica a Coronel.

E tudo começou há muitoooo tempo… Caçula de seis irmãos, ela vivia em um bairro humilde em São José do Rio Preto. Filha e irmã de policiais militares, começou a trabalhar muito cedo. Já foi empregada doméstica, funcionária em uma fábrica de biscoitos e costureira. Vivia em um bairro humilde da cidade e apenas na 7ª série passou a ter em casa água e luz elétrica. Mas essa história teve uma mudança quando ingressou na primeira turma de mulheres da Academia Barro Branco, que forma os oficiais da Policia Militar de São Paulo. Assim, aos 18 anos, ela teve acesso a um turbilhão de conhecimento.

 

Inspiração: “Você só consegue influenciar alguém positivamente se acreditar de verdade em seu potencial”

 “Antes as mulheres não tinham acesso a este curso. Me graduei e foi uma mudança muito importante, porque até então a gente vivia naquela situação de simplicidade, não tinha nem muita ideia de direitos, discriminação. Era aqui e pronto. Aprendi muito sobre direito, cidadania. Esse foi o meu maior despertar”, conta.

E essa dedicação rendeu muitos frutos.  Ela continuou quebrando barreiras! Foi a primeira mulher comandante a assumir a região de São José do Rio Preto, com 96 municípios e mais de 2.200 policiais. Tal fato a levou em 2017 a aceitar o convite para assumir a Casa Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Sempre à frente, aos 48 anos, ela conta que cada vez mais quer mostrar para as mulheres a sua força.

 

“Você só consegue influenciar alguém positivamente se acreditar de verdade em seu potencial, na sua força e, confiar na sua própria aparência. Acho muito importante essa afirmação da mulher na nossa sociedade e essencialmente das negras que, falando ainda estatisticamente, têm muito o que caminhar e ainda estão nas piores ocupações na pirâmide social. Desejo não só aumentar o número de mulheres nos ambientes militares, mas também empoderar a todas aquelas que conseguir”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *