#BelezaQueInspira
339 0

João Santos Costa: jovem quilombola se forma em medicina

Negro e filho de lavradores, ele buscou na educação a forma para mudar a sua realidade e de toda a sua comunidade. O #BelezaQueInspira desta semana é com o jovem médico João Santos Costa. Nascido no interior do Sergipe, na cidade de Simão Dias-Sergipe, estudou a vida inteira em escola pública e acaba de se formar em medicina pela Universidade Federal do estado, com apenas 24 anos.

João Santos Costa na foto para a formatura do curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe. (Foto: divulgação)

Analfabetos, seus pais fizeram de tudo para os 11 filhos estudarem na pequena comunidade quilombola, formada por descendentes de escravos. E João sabia que apenas o conhecimento poderia levá-lo a quebrar o destino de trabalhar na roça para sustentar a casa. Nesta época chegar à universidade era um sonho distante. Em sua pequena cidade, que sofria com a pobreza e as precárias condições de vida e moradia, a pouco havia chegado a educação de nível médio. E mesmo estudando, João ajudava na lavoura, principalmente na época das férias escolares.

Ele não desistiu. Aos 17 anos passou em terceiro lugar no vestibular para medicina na Universidade Federal do Sergipe. Foram seis anos de muitos estudos e dedicação, até conquistar o diploma este ano. O próximo passo é o retornar para sua cidade e oferecer atendimento médico para seus moradores.

Os pais de João recebem muito felizes o convite para a formatura do filho. (Foto: divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *