#BelezaQueInspira, Mais Lidas
3538 0

Zica Assis: mulher, negra e uma das maiores empresárias brasileiras

Mulher, negra e uma das maiores empresárias do país. Hoje, vamos contar no #BelezaQueInspira a história especial de uma mulher que, há 25 anos, criou ao lado de seus sócios um negócio revolucionário para os cabelos crespos e cacheados. Heloisa Helena Belém de Assis Marinho ou, simplesmente, Zica Assis, nasceu e foi criada na comunidade do Catrambi, na Zona Norte carioca, e foi eleita pela revista Forbes uma das 10 maiores empresárias brasileiras. Filha de uma lavadeira e um biscateiro, ela venceu a fome, o preconceito e o descrédito para revolucionar as histórias pessoais de milhares de mulheres.

De lavadeira a uma das maiores empresárias brasileiras: saiba como a Zica realizou seu sonho

Ainda criança, Zica foi obrigada a cortar e alisar seu lindo black power para trabalhar como babá e empregada doméstica. Foi lavadeira, vendedora de cerâmica, oupas íntimas e salgados e ainda organizava festas. Aos 21 anos fez um curso de cabeleireira e passou os 10 anos seguintes misturando produtos em casa, em uma bacia com colher de pau, e testando em si mesma. Até que um dia uma prima elogiou seu cabelo quando estava descendo a ladeira da comunidade.

“Nunca tinha recebido um elogio pelo meu cabelo. Desde criança, quando ganhava as matinês dos bailes com meu black, nunca mais tinha sido feliz com meu cabelo. Todo mundo falava bem da minha alegria, sorriso, do meu trabalho… mas do meu cabelo nunca falavam nada. Foi uma felicidade!”, recorda.

Foto: Zica Assis

Aos 31 anos, Zica foi atrás do seu sonho cada vez mais. Empregada doméstica, casada e mãe de três filhos, como seguir em frente? Ela buscou ajuda com suas patroas e conseguiu o registro do produto. O passo seguinte foi ir atrás de sócios que pudessem ajudá-la financeiramente. Convenceu o marido, Jair Conde, a vender o único bem da família: um fusca táxi. E chamou seu irmão Rogério Assis e a amiga Leila Velez para entrar na empreitada.

“Sempre enfrentei todas as adversidades e problemas de frente. Nunca deixei de acreditar que seria possível, mesmo quando as pessoas diziam que estávamos loucos, afinal, quem era eu para criar um produto?”

 

Beleza Natural: uma rede especializada em devolver autoestima

Assim nasceu o Beleza Natural em uma casinha de fundos no bairro da Muda (Tijuca) com apenas quatro colaboradoras, um produto inovador e um atendimento encantador. Mesmo com a falta de crédito de fornecedores, eles seguiram em frente e criaram a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do país. E, em breve, vão inaugurar a primeira unidade no exterior, em Nova York (EUA).

“O Beleza Natural realiza verdadeiras revoluções pessoais e queremos levar essa autoestima para todos que pudermos”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *